A Faculdade Trabalhe Conosco Ouvidoria

 


Notícias Graduação - Letras
20/01/2010
IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA NA DOCÊNCIA
O termo Didática foi instituído por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna(1657), e originalmente significa arte de ensinar.

O termo Didática foi instituído por Comenius (Jan Amos Komensky) em sua obra Didática Magna(1657), e originalmente significa  arte de ensinar.

              Durante séculos, a Didática foi entendida como técnicas e métodos de ensino, sendo a parte da pedagogia que respondia somente por "como" ensinar. Os manuais de didática traziam detalhes sobre como os professores deveriam se portar em sala de aula. Tradicionalmente, os elementos da ação didática são: professor, aluno, conteúdo, contexto e estratégias metodológicas.

              Com o estudo dos paradigmas educacionais nos cursos de pedagogia e de formação de professores, amplia-se o conhecimento em relação à didática. Em cada tendência pedagógica

              Diferem visa de homem e de mundo e modifica-se a finalidade da educação, mudam o papel do professor, do aluno, a metodologia, a avaliação, e, consequentemente , muda-se a forma de ensinar.

              Atualmente, a didática é uma área da Pedagogia, uma das matérias fundamentais na formação dos professores, denominada por Libâneo (1990, p.25) como "teoria do ensino" por investigar os fundamentos, as condições e as formas de realização do ensino. Segundo Libâneo (1990):

              A ela cabe converter objetos sócios políticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos. {...} trata da teoria geral do ensino (p.26).

              A disciplina de didática deve desenvolver a capacidade crítica dos professores em formação para que os mesmos analisem de forma clara a realidade do ensino.  Articular os conhecimentos adquiridos sobre o "como" ensinar e refletir sobre "para quem" ensinar "o que ensinar" e o "por que" ensinar é um dos desafios da didática. Segundo Libâneo (1990), a didática é:

              Uma das disciplinas da Pedagogia que estuda o processo de ensino através de seus componentes, os conteúdos escolares, o ensino e aprendizagem, para, com o embasamento numa teoria da educação formular diretrizes orientadoras da atividade profissional dos professores.

              Este mesmo autor indica que a didática "investiga as condições e formas que vigoram no ensino e, ao mesmo tempo, os fatores reais (sociais, políticos, culturais, psicossociais) condicionantes entre docência e aprendizagem."

           A didática, fundamentada na dialética, é um campo em constante construção/reconstrução, de uma práxis que não tem como objetivo ficar pronta e acabada.

 

Notícias

Matriz Curricular

Horário 2014.1
 
 
ACESSO RÁPIDO
 
Portadores de Diploma
Transferência Externa
Diploma
Quais as principais providências para atrair mais turistas ao nosso estado?
Segurança;
Limpeza;
Eventos culturais;
Eventos esportivos;
Congressos e feiras.
      Ver Resultados
Acesse agora sua caixa de e-mail
Usuário
Senha
Setores
Graduação
  Vestibular
Cursos de extensão
Sites
  Fale conosco

  REDES SOCIAIS
 
Campus I
Rua Estância 362/382
Centro - Aracaju/SE
Telefone: (79) 2106-3068/ 2106-3069
Fax: (79) 3211-3363
Campus II
Av. Augusto Franco, 2685, Bairro: Ponto Novo- Aracaju/SE
Telefone: (79) 3225-7075
Campus III
Av. Tancredo Neves, 5655, Bairro: Jabotiana - Aracaju/SE
Telefone: (79) 3234-8421
Fax: (79) 3234-8429
Hospital Veterinário
Av. Tancredo Neves, 5655, Bairro: Jabotiana - Aracaju/SE
Telefone: (79) 3259-2922
       
  2011 piodecimo.com.br Todos os direitos reservados. Política de privacidade